Em Janeiro/2017 fizemos uma road trip pelo Sul Brasil (veja algumas fotos das nossas aventuras buscando pela #comospirespelosul enquanto não finalizamos os posts), e conversando com um amigo sobre como foi a nossa experiência ele adorou, mas disse que perdemos por não termos ido conhecer o Zoo Pomerode, aí logo depois ele foi com a família para Santa Catarina e nos presenteou com esse guest post maravilhoso.
Olá pessoal do Por Aí com os Pires, meu nome é Marcelo Comette, sou pai do Gabriel, fotógrafo infantil (Tio Careca Fotografia) e um apaixonado por crianças, fotografia, viagens e bichos.
Olá pessoal do Por Aí com os Pires, meu nome é Marcelo Comette, sou pai do Gabriel, fotógrafo infantil (Tio Careca Fotografia) e um apaixonado por crianças, fotografia, viagens e bichos.
Estava conversando com a Aline sobre minha viagem ao Beto Carrero World e comentei que o que mais me impressionou fora do parque foi a visita que fiz com a minha família ao Zoo Pomerode. Eu adoro os zoológicos sérios, daqueles que cuidam de verdade dos bichos. Daqueles que você vê que os bichos estão com os pêlos bonitos, brilhando e principalmente ativos nas exibições e não em gaiolas. Talvez por já ter trabalhado como tratador voluntário por 1 ano e meio no Audubon Zoo (zoológico localizado em Nova Orleans, nos Estados Unidos) meu olhar crítico seja um pouco mais forte que os demais e o Zoo Pomerode está de parabéns pelo que eu vi lá. Super recomendo o passeio.
Nos Estados Unidos já visitei os zoológicos de Houston, San Diego, Los Angeles, Busch Gardens, Animal Kingdom e trabalhei no de Nova Orleans. Aqui na América do Sul, visitei o zoológico em Buenos Aires e o do Rio de Janeiro e recentemente o Pomerode em Blumenau.
Conheça o Zoo Pomerode
Entrada do Zoo - Foto cedida pela bióloga Tays Daiane do Zoo |
Nos Estados Unidos já visitei os zoológicos de Houston, San Diego, Los Angeles, Busch Gardens, Animal Kingdom e trabalhei no de Nova Orleans. Aqui na América do Sul, visitei o zoológico em Buenos Aires e o do Rio de Janeiro e recentemente o Pomerode em Blumenau.
O que me chamou a atenção e me fez escrever esse artigo para vocês é porque eu achei o Zoo muito bem cuidado. Fiquei até com um pouco de inveja de não ter no Rio de Janeiro um zoo desse porte. O Zoo não é enorme! Ele não tem milhões de espécies, mas ele cuida muito bem das espécies que tem e mais uma vez, no meu entendimento, o bem-estar dos animais nesses ambientes é o mais importante.
Reparamos alguns filhotes no Zoo, o que significa que as espécies estão se reproduzindo em um ambiente fechado e gerando mais filhotes que poderão futuramente serem trocados com zoológicos parceiros evitando extinção de algumas espécies que são ameaçadas. Entre os filhotes mais legais e que mais me chamou a atenção foi o de urso pardo. A área que ela e a mãe estavam era enorme. E ela corria de um lado para o outro, mergulhava, voltava, provocava a mãe, mergulhava de novo. Uma cena muito legal de se ver.
As aves também estavam lindas, com penas brilhantes. Os macacos estavam ativos, brincando entre eles. E os tigres então? Uma exibição enorme, com pedras para escalar, arbustos para se camuflar e muito limpa! Impecável o lugar.
Zoe - Ursa parda, 8 meses de vida - Foto: Tio Careca Fotografia |
Tucano Toco - Foto Tio Careca Fotografia |
Anta - Foto Tio Careca Fotografia |
Mico de cheiro - Foto Tio Careca Fotografia |
Girafa - Foto Tio Careca Fotografia |
O zoo possui placas quando a exibição possui um filhote dentro, o que te deixa ainda mais animado para tentar achar onde ele pode estar se escondendo.
Teve um momento que os Hipopótamos saíram da água para comer alfafa e duas monitoras do zoo nos explicaram algumas curiosidades sobre esses gigantes. Na foto abaixo temos pai e filha comendo um “lanchinho”.
Hipopótamos (pai e filha) se alimentando de alfafa - Foto Tio Careca Fotografia |
Então, não se esqueça, se for visitar o Beto Carrero, tire meio dia para visitar o Zoo Pomerode. Fica a uma hora e meia mais ou menos de Balneário Camboriú. Nós terminamos nossa visita à Pomerode e esticamos até Blumenau (40 minutos de estrada) para conhecer o local da Oktoberfest. Retornamos no final do dia para o nosso hotel em Balneário. A estrada é tranquila e sem pedágios.
Abaixo alguns dados sobre o Zoo! Espero que tenham gostado da dica. Se visitar o Zoo, depois passa para gente a sua impressão sobre o local.
Veja o que fazer em Pomerode
Pomerode tem muitas coisas para fazer, a Família do Vamos por aí visitou essa cidade encantadora e listou as coisas e dicas do para fazer em Pomerode, veja o post completo aqui.Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Que demais, eu adoro passear em zoologico (aqueles que cuidam bem dos animais), iria curtir muito ir nesse parque aí! Ótima dica, Santa Catarina não é só Beto Carrero. Abs
ResponderExcluirSempre que tem um espaço que cuida dos animais nós gostamos, por isso ficamos felizes com o guest post
ExcluirEu visitei o San Diego Zoo no ano passado. No começo fiquei meio insegura, com medo de estar incentivando uma exploração, mas depois, pesquisando, fiquei mais tranquila. Imagino que no Pomerode deva ser assim também...
ResponderExcluirTemos que cobrar que cuide bem dos animais sempre, independente do país né?
ExcluirQue delícia este zoológico, eu nunca tinha ouvido falar. Bem bacana mesmo. E as fotos estão super legais.
ResponderExcluirAbs, Marlise
Tio Careca arrasou nas fotos (rs)
ExcluirQue lindo esse animais desse zoo, adoro um lugar desses inclusive quando sabemos que estão sendo super bem tratados..
ResponderExcluirFui também no zoo de luján mas nos EUA ainda não fui em nehum, mas anotei as dicas !!!
Amo animais. Que vontade de fazer teletransporte. Não sou a favor de criar animais no cativeiro e maltratar. Esses animais estão tão bem . Com certeza são bem tratados
ResponderExcluirAmo animais e sou muito suspeita para falar algo. Se a família gostou da visita e sugere para outros turistas, ok.
ResponderExcluirChocada com essa riqueza de animais!! Já to querendo muito conhecer, obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirIsso que é bacana lugar bem cuidado, os bichinhos ficam muito mais feliz, e assim torna o passeio mais prazeroso, muito bom parabéns pela dica.
ResponderExcluirTio Careca arrasou nas fotos! Muito legal saber que existem lugared que cuidam bem dos seus bichinhos. Não vou mais à zoos por ver os lugares abandonados, mas foi excelente essa dica!!
ResponderExcluirArrasaram nas fotos! Criança ama um zoo né? Dia parece ter sido muito gostoso. Excelente post.
ResponderExcluirQue bacana ter lugares assim!! Não curto ter que levar crianças para ver animais enjaulados, é tao triste...mas lugares assim fazemos questão que eles vão para conhecer os animais e ver eles vivendo bem!
ResponderExcluirEu geralmente tenho um pé atrás com zoologicos e afins. No entanto, após o relato, fiquei mais tranquila. Vou pesquisar mais para conhecer melhor o trabalho do Pomerode. Amo animais ♥
ResponderExcluirExcelentes dicas nesse post. Gosto demais e passo horas em zoos, quando for em Santa Catarina irei lembrar de ir nesse lugar. Abrao
ResponderExcluir