Jeep Tour - Passeio por Cachoeira e Alambique
Você acha que sabe tudo de Paraty? Que lá tem um encantador Centro Histórico, Praias e ilhas maravilhosas e uma gastronomia de fazer qualquer um sair da dieta? Tem tudo isso e muito mais. Fizemos um passeio muito diferente do que já havíamos feito em Paraty, fomos a bordo de um jeep da empresa
Eyà Paraty, nosso roteiro foi para visitar duas cocheiras lindas e um alambique histórico.
Um pouco da história dos índios e Paraty
No caminho conhecemos o pajé Marley, filho do cacique Agostinho da Aldeia Araponga Tupi Guarani (andando de bike pela região), super simpático conversou um pouco com Alexsandro (nosso guia) e achamos bem legal estar tão perto de um índio de "verdade".
Infelizmente os índios nativos da região foram extintos. E atualmente em Paraty existem duas reservas tupi-guaranis: a de Arapongas na Vila do Patrimônio e a Aldeia de Paraty-Mirim. Para visitar as reservas é necessário reserva, a Eyà Paraty pode te levar.
Nossa parada foi em Penha, logo no início do caminho do ouro (caminho velho) da Estrada Real, Paraty foi a casa do porto exportador de ouro mais importante do Brasil, durante o período colonial. Saiba mais sobre a ER visitando site do
Instituto da Estrada Real.
Cachoeira do tobogã e Poço do Tarzan
Chegando na entrada do acesso tem o marco da ER (
Estrada Real), ainda iremos desbravar a ER, mas por hora ficaremos com o registro do marco.
|
Entrada para Cachoeira do Tobogã |
No caminho que dá acesso as cachoeiras, a Igreja da Penha fica a direita, construída sobre uma pedra.
|
Igreja da Penha |
Quando o Alexsandro disse que no tobogã deva para descermos "escorregando"na cachoeira, o Roger ficou encantado e foi logo dizendo que desceria. Achei que teria sido "fogo de palha", mas quando ele viu o tobogã vimos que não teria como conte-lo, devido a euforia dele. Fomos até um pouco mais a frente no Poço do Tarzan, mas logo voltamos ao tobogã e lá fomos nós.
|
Roger feliz com Alexsandro, depois que viu o Tobogã |
|
Nós e o tobogã |
Antes de descermos fiquei observando como as pessoas desciam. Tinham uns rapazes dando instrução e ajudando as pessoas a descerem, e é claro que pedi ajuda e como uma mãe super protetora queria descer com o Roger (juntos), mas quando o rapaz disse que seria melhor ele descer sozinho, Roger não pensou duas vezes e foi logo dizendo: "Eu vou na frente mãe!" Meu coração ficou na boca e lá foi o Roginho para mais uma emoção e fui logo depois. Quando cheguei embaixo ele estava radiante e pediu "bis"e lá fomos nós ela segunda vez.
O poço do tarzan, foi mais para admirar e atravessarmos a ponte até o restaurante. Tem uma "subidinha", mas é tranquila.
|
Subida para acesso ao Poço do Tarzan |
|
Será que a ponte cai? |
|
Os pimpolhos curtindo com papai um pedacinho |
O restaurante ainda estava se preparando para o atendimento, mas é legal saber que tem um lugar para comprar algo na cachoeira.
Alambique Engenho D'ouro
|
Os Mini-Pires curtindo o parquinho na entrada do Alambique |
O Alambique é do outro lado da rua da cachoeira. Quando chegamos no Alambique, gostamos muito do ambiente, aguardamos um pouco a guia que nos explicou todo processo de produção das cachaças e licores do Engenho D'ouro, além da história do alambique. Eles tem cachaças com prêmios internacionais.
|
Nossa guia do Alambique explicando o processo de produção |
|
Barril de madeira, onde algumas cachaças ficam curtindo |
A cachaça Engenho D’Ouro nasceu a partir de um sonho do Francisco Carneiro, que começou a produzir cachaça, por lazer, como um hobby, marcado e inspirado pela tradição de mais de 300 anos de história da cachaça de Paraty. A cachaça resultante despertou a atenção da família, dos amigos e apreciadores, por suas características sensoriais e de agradável sabor, e que com o tempo foi se aprimorando e conquistando prêmios nacionais e internacionais de qualidade, atraindo cada vez mais adeptos da boa cachaça.
|
Rogerio pensando em ficar no Alambique |
Eu (Aline) experimentei algumas cachaças premiadas e adorei. Fiz questão de experimentar cachaças que foram premiadas com medalha Gran Ouro no concurso Mundial de Bruxelas.
No mesmo local que tivemos as provas das cachaças, tem uma lojinha com diversos itens além das cachaças.
Endereço: Estrada Paraty-Cunha, s/n - Km 8
Valor: R$3,00 porque estávamos com Eyà Paraty, preço normal R$5,00
Telefone: (24) 99832-7392
Site:
http://www.engenhodouro.com.br/Fanpage:
https://www.facebook.com/AlambiqueEngenhoDouro/
Tivemos o imenso prazer de fazer esse Jeep Tour com o Alexsandro, um guia credenciado na Secretaria de Turismo de Paraty da empresa
Eyà Paraty. Um baiano apaixonado por Paraty e pelo trabalho de turismo. E essa paixão deixou o passeio ainda mais encantador.
|
Rogerio, nossos Pimpolhos e Alexsandro
Importante: O que descrevemos foi a nossa sincera opinião sobre o passeio.
Confira os outros blogs participantes da press trip #DeViagemEmParaty: As viagens de Trintim, Asas pra que te quero, Despachadas, Four Trip, Freitas para o Mundo, Kari Desbrava, Lolepocket, Malas e Malinhas, Mariana Viaja, Uma Senhora viagem, Viajando por aí
Quer saber quanto custa ficar nas pousadas mais bem pontuadas pelo Booking? Veja aqui todas
Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado. Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! |
Que delícia de passeio hein. Com certeza tem que entrar no roteiro da cidade.
ResponderExcluirConcordo Alê! É uma Paraty "diferente" e maravilhosa
ExcluirO Roger e a sua coragem, hahaha! Adorei esse passeio... queria ter ido. haha
ResponderExcluirEle nos surpreende sempre, e desperta em nós a coragem dele..
ExcluirEssa cachoeira é maravilhosa! Infelizmente não fui ao alambique, acho que tenho que voltar :P ahaha
ResponderExcluirAmanda, é uma perdição kkk as cachaças são muito gostosas, nunca tinha me imaginado escrevendo isso (Line).
ExcluirVou ter que voltar para conhecer os alambiques rsrsrs
ResponderExcluirkkk você vai adorar!!! E as crianças também curtem.
Excluiradorei seu post pois trouxe algumas informações diferentes das que eu tinha e enriqueceu muito, está ótimo.
ResponderExcluirObrigada! Dicas de passeios diferentes em Paraty
ExcluirQuando fui para Paraty, fiquei sabendo que estes passeios também são muito recomendados. Mesmo assim, foquei mais nas atividades de praia. Bom saber como ele é, afinal, Paraty e cachaça tem tudo a ver! ;)
ResponderExcluirAdorei a dica. Que experiência diferente conversar com um descendente de índios da região. A parte do Tobogã é para deixar criança e adultos maravilhados. Fiquei com muita vontade de ir. Ótimo post, bem detalhado. =)
ResponderExcluirLeo, falar com um índio que vive em uma tribo era algo que jamais imaginaria que estivesse tão próximo de nós. O tobogã é muito divertido!!! Conheça e se apaixone como nós!
ExcluirNatureza, beleza, história, aventura: como não gostar desse lugar?! A Igreja da Penha é especialmente bonita! :)
ResponderExcluirÉ apaixonante mesmo!!
ExcluirAdoro essas aventuras em família, nos encoraja a fazermos ainda mais atividades com os nossos filhos. Um lugar que queremos muito conhecer.
ResponderExcluirTambém adoramos!! Nos fortalece mais ainda ;)
ExcluirQuem conhece Paraty se apaixona.
Amei esse passeio para as cachoeiras e Alambique! É imperdível!
ResponderExcluirÉ uma "Paraty diferente" e maravilhosa né? Nós já tínhamos ido a Paraty, mas nunca fizemos esse passeio.
ExcluirQue passeio gostoso... faz muito tempo que não vou à Paraty, a última vez foi há 15 anos atrás. As dicas são excelentes, pena que minha vida fitness exclui um pouco a cachaça kkkkkkk. Parabéns pelo post!
ResponderExcluirNão se preocupe a degustação é bem pouquinha da cachaça kkk Mas não deixe de ir ao alambique, é bem legal
ExcluirPrimeira vez que fui ao Alambique era 9 horas da matina, eu não tinha nem tomado café e já tava degustando as cachaças. Minha favorita é a Gabriela.
ResponderExcluirEssa pedra é muito massa msm. Seu post ficou bem completo, adorei.
Obrigada Gisele! A Gabriela é uma delicia mesmo.
ExcluirUau. Que destino legal! Entrou na minha listinha de locais a serem visitados no Brasil.
ResponderExcluirQue graça de lugar! Amo esses poços <3 Pena que não consegui visualizar os vídeos.
ResponderExcluirÓtima dica!
ResponderExcluirQue aventura para os pequenos. Devem ter se divertido horrores!!!
Ótima dica para quem visita à cidade, confesso que nunca tinha ouvido falar desse lugar, mas curti onseu relato. Abs
ResponderExcluirAdoro Paraty! Sempre tem muitas atrações, são necessárias varias viagens para conhecer tudo.
ResponderExcluirFiquei interessada em conhecer o Alambique Engenho D'ouro!
Gostamos muito de conhecer o Alambique, nunca tínhamos ido a um.
ExcluirLinda cachoeira! Paraty é linda, tanto o centro histórico, quanto as praias, ilhas e cachoeiras!
ResponderExcluirLinda cachoeira! Paraty é linda! Tem belas praias, lindo centro histórico, maravilhosas ilhas e cachoeiras.
ResponderExcluirSou simplesmente apaixonada por Paraty. Ler esse post me deu vontade de voltar.
ResponderExcluirEsse passeio foi tão legal né? As cachoeiras são deliciosas para as crianças. Foi demais conhecer vocês e nossos pimpolhos se divertiram!
ResponderExcluirQue delícia esse passeio! Parece que cada vez que vejo algo sobre Paraty, conheço uma parte diferente haha sou louca pra ir!! Queria ver os dois vídeos que vc postou, mas pra mim aqui eles não estão abrindo =/ quando clico pra ver ele pula pra foto seguinte e não consigo dar o play =/
ResponderExcluirParaty está em nossa lista de destinos para irmos em família e nunca tinha ouvido falar sobre o Alambique muito legal.
ResponderExcluirBah! Fiquei até com vontade de experimentar uma cachaça de Alambique diretamente da fábrica. Deve ter um sabor mais que especial.
ResponderExcluirque otima combinação de passeio! cachoeira + cachaaaçaaa ainda bem q foi nessa ordem aheuaheua ´q se n vish
ResponderExcluirAs cachoeiras são lindas!!! E o alambique deve ser bem interessante, uma pena que não deu pra ir...
ResponderExcluir